Qual o prazo para a liberação de exames complementares e especializados?

Modificado em Thu, 15 Sep 2016 na (o) 02:47 PM

Temos alinhado com os laboratórios para o menor prazo na medida do possível. 


Via de regra, os laboratórios que realizam as análises nos pedem 5 (cinco ) dias úteis para alguns tipos de exames, exemplo ácido hipúrico e metil hipúrico, agora hemograma completo o resultado é em 24  horas,  contudo vale destacar que internamente necessitamos na GBEN:


1- separar os resultados por empresa, por paciente e anexar junto ao ASO do colaborador;


2 - gravar o resultado na web para gerar novos exames com base a data de realização do mesmo, conforme planejamento do PCMSO;


3 - dispor aos médicos para liberação do ASO, como APTO geralmente, INAPTO, ou APTO com restrição;


4  - informar via e-mail as empresas, formalizando e-mails individuais para cada caso INAPTO, ou PENDENTE;


5 - gravar em PDF provisoriamente os resultados para cada empresa, permitindo que sejam visualizados e/ou baixados pela empresa interessada na Plataforma WEB-GBEN em arquivos armazenados.


OBS: Para os resultados de eletroencefalograma, eletrocardiograma e espirometria o prazo é de 24 horas geralmente para a liberação ao nosso setor médico, ou seja, se realizado pela manhã, fica pronto no dia seguinte no período da manhã. E  se for  realizado no período da tarde, fica pronto no período do dia seguinte a tarde, quando então o setor médico faz a anexação para os médicos tomarem ciência e liberação. 


As empresas tem preferido retirar os resultados na GBEN, pois via correio gera mais tempo ainda, podendo inclusive ocorrer extravios. E pelo volume não temos como nos comprometer a enviar motoboy para a entrega dos mesmos. 


A repetição de um exame pode ser por diversos motivos.


- solicitação do laboratório: Pode ser necessário nova amostra para determinar o procedimento. Quer porque o conteúdo não foi suficiente, ou por questões técnicas, coágulos de sangue em hemogramas, outros motivos. Contudo será solicitado pelo laboratório nova amostra. 


- solicitação médica: É o critério pelo qual o médico utilizará com base um critério científico, vez que as informações dependendo do coeficiente deve ser repetido. 


De nada adiantaria realizar os exames somente por realizar, e daí encaminhar o colaborador para trabalhar com um atestado médico que reúne informações de tipos de exames quais revelariam uma determinada circunstância para se investigar, e/ou tratar. Há casos de iminente risco de vida ao trabalhador, vez que seu resultado não permite mais determinada atividade de trabalho. 


Outra situação seria a recomendação, veja que a população vai envelhecendo, e um determinado indivíduo começa apresentar alguns aspectos quais podem implicar na condição de trabalho seguro. Exemplo: Nunca fez o exame de oftalmologia, pois sua função não exigiu no longo dos anos. Agora com o trabalho em altura NR35 é solicitado geralmente o exame de acuidade visual, usando de aparelhos identifica-se necessidade de consulta oftalmológica, e se percebe deficiência em uma das vistas em quase 100%. 


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo